terça-feira, 1 de abril de 2008

Sizo - O Porto dá-nos Vinho, Francesinhas, Tripas e... Electrónica

Quem disse que os Radiohead foram os pioneiros?


Os Sizo não disseram de certeza! Tive oportunidade de ver esta banda ao vivo na edição do festival Heineken Paredes de Coura de 2007. Os Sizo abriram as hostilidades para um festival que revelou-se para mim uma experiência inesquecível. A banda portuense teve uma actuação que me surpreendeu bastante, com energia e vontade de animar o público. O vocalista João Guedes pede aos courenses para se aproximarem e para se juntarem à festa.

Não conhecendo a banda, quando regressei, fui investigar. A maravilha que é o MySpace.com trouxe-me músicas como Big Three, The Slang is Dead e First. E os Sizo nunca mais perderam o meu respeito. Quando eu e os meus colegas pensámos na realização do blog reservei logo um artigo a esta banda, o que me levou a investigar um pouco mais.

A questão com que inicio o artigo (Quem disse que os Radiohead foram os pioneiros?) é pertinente ao descobrir que o álbum que lançaram foi posto na internet ao dispôr do público, anteriormente os ingleses terem feito o mesmo (informo que os Radiohead são elevados ao estatuto de heróis por muitos por terem colocado o seu álbum disponível na internet). Obviamente que são realidades diferentes, os Sizo estão a iniciar a carreira e os Radiohead já têm uma legião de fãs por todo o mundo. E também, não estou a acusar os Radiohead de plágio, pois duvido muito que saibam quem são os Sizo. Retirando a frase do site dos portuenses: "Nós estamos a oferecer a nossa música. Em teoria, não gostamos desse facto, mas para sermos honestos, é a maneira mais rápida de mostrar-vos o que estamos a fazer.", vemos que o objectivo é mesmo divulgar a sua música de forma mais rápida e abrangente. Segundo o site (http://www.deathtosizo.com/), o álbum supostamente estaria disponível até dia 15 de Agosto de 2007, mas eu consegui retirá-lo do site já em 2008, por isso aproveitem!



Nice to Meet You é o nome do primeiro registo da banda portuense. Honestamente, parece mais uma demo do que um álbum dado que só tem 8 músicas e uma delas é a introdução a outra. Mas deixam desde logo boas impressões, apesar do desleixo e da qualidade da gravação. Segundo os próprios: o álbum foi gravado todo no mesmo dia no dia 18 de Março de 2007, das 5.42 da tarde às 3.55 da manhã.
O alinhamento do CD é o seguinte:

1. The Slang is Dead
2. L'amour
3. Intro (We Born)
4. We Born
5. Big Three
6. Demo The Satan
7. You Ate the Stars
8. First

É um registo caracterizado por uma sonoridade bastante electrónica onde a presença de um sintetizador (tocado por Eurico Amorim), evidencia bem isso, mas há também outros elementos que ajudam a música a ter um registo electrónico: na voz é usada distorção, e a guitarra (tocada por André cruz) recorre muito aos efeitos proporcionados pelos pedais.
The Slang is Dead é das música mais dançáveis do álbum, tendo um toque negro à mistura. Demo The Satan, 6ª faixa do álbum é caracterizada por ter um riff de guitarra contagiante e que fica no ouvido. A depressão e a revolta parece ter contagiado a banda em We Born, que acaba com um som que me deixa colado às colunas. First, que por acaso é a última música do álbum, será a preferida dos fãs da pista de dança, sendo díficil ficar parado a ouvi-la. O hit do álbum seria sem dúvida alguma Big Three, uma música para qualquer ouvido. A guitarra trás tranquilidade, a voz de João Guedes fica fenomenal com a distorção, o refrão dá-nos vontade de gritar "Hey! Yo! It's Alright!", por isso, é, para mim, a melhor música do álbum. Como não tem videoclip, deixo-vos com First.


11 comentários:

Anónimo disse...

há tanto e tão bom talento português para mostrar que anda escondido... continuem o bom trabalho!

Anónimo disse...

excelente iniciativa! boa sorte

afonso vilela disse...

Concordo com o anónimo xD bom trabalho colegas!! e boa sorte até ao final do ano..

Diogo Martins disse...

Obrigado a todos pela força. Mas gostava de pedir aos anónimos, que se identificassem. Eu quero ter aqui um núcleo de pessoas que venham regularmente e que possam conversar sobre a musica portuguesa :)

Anónimo disse...

obrigado por me darem a conhecer esta banda, bem porreira sim sr.
continuem o bom trabalho e ainda quero ver aqui um artigo sobre os swallowed by hole =P

Anónimo disse...

Vim hoje pela primeira vez ao blog e gostei bastante!Acho que é uma forma de manter a cultura musical em dia. Bom trabalho;)

Anónimo disse...

Estão num bom caminho coleguinhas com piada! :P

Está muito porreiro o blog, mesmo... Têm é que continuar! ;) Acho uma boa iniciativa, uma vez que, no meu ver, a divulgação de musicos desconhecidos nos passa um bocado ao lado.
Divulguem aí um faduncho.. =) Não há melhor orgulho português que um bom fado. hehe..

beijocas*
Inês M.

Rebeca disse...

Não fazia a minima ideia que eles são portugueses. Só conheço a musica big three mas é bem gira e sem dúvida que seria um hit.

Anónimo disse...

Estou a visitar o vosso blog pela 1ª vez, e gostei muito da forma como vocês divulgam musicos e bandas portuguesas pouco faladas. Penso ser muito importante pois há falta de conhecimento geral sobre estas mesmas! Continuem com o vosso excelente trabalho =)

Bjinhos,
Inês Perez

afonso vilela disse...

rebeca nao sei quem tu és mas n és grande coisa xD

FORÇA GRUPO 4!

Anónimo disse...

Já não é a primeiro vez que venho ao vosso blog e devo dizer que tenho gostado imenso de ver a maioria dos artigos que já têm publicados.... Ainda bem que estão a apostar na divulgação da música portuguesa, está a ser uma iniciativa de grande nivel e acho que estão a realiazar um excelente trabalho.

Continuem assim
Boa sorte gr. 4!