
Não conhecendo a banda, quando regressei, fui investigar. A maravilha que é o MySpace.com trouxe-me músicas como Big Three, The Slang is Dead e First. E os Sizo nunca mais perderam o meu respeito. Quando eu e os meus colegas pensámos na realização do blog reservei logo um artigo a esta banda, o que me levou a investigar um pouco mais.
A questão com que inicio o artigo (Quem disse que os Radiohead foram os pioneiros?) é pertinente ao descobrir que o álbum que lançaram foi posto na internet ao dispôr do público, anteriormente os ingleses terem feito o mesmo (informo que os Radiohead são elevados ao estatuto de heróis por muitos por terem colocado o seu álbum disponível na internet). Obviamente que são realidades diferentes, os Sizo estão a iniciar a carreira e os Radiohead já têm uma legião de fãs por todo o mundo. E também, não estou a acusar os Radiohead de plágio, pois duvido muito que saibam quem são os Sizo. Retirando a frase do site dos portuenses: "Nós estamos a oferecer a nossa música. Em teoria, não gostamos desse facto, mas para sermos honestos, é a maneira mais rápida de mostrar-vos o que estamos a fazer.", vemos que o objectivo é mesmo divulgar a sua música de forma mais rápida e abrangente. Segundo o site (http://www.deathtosizo.com/), o álbum supostamente estaria disponível até dia 15 de Agosto de 2007, mas eu consegui retirá-lo do site já em 2008, por isso aproveitem!

Nice to Meet You é o nome do primeiro registo da banda portuense. Honestamente, parece mais uma demo do que um álbum dado que só tem 8 músicas e uma delas é a introdução a outra. Mas deixam desde logo boas impressões, apesar do desleixo e da qualidade da gravação. Segundo os próprios: o álbum foi gravado todo no mesmo dia no dia 18 de Março de 2007, das 5.42 da tarde às 3.55 da manhã.
O alinhamento do CD é o seguinte:
1. The Slang is Dead
2. L'amour
3. Intro (We Born)
4. We Born
5. Big Three
6. Demo The Satan
7. You Ate the Stars
8. First
É um registo caracterizado por uma sonoridade bastante electrónica onde a presença de um sintetizador (tocado por Eurico Amorim), evidencia bem isso, mas há também outros elementos que ajudam a música a ter um registo electrónico: na voz é usada distorção, e a guitarra (tocada por André cruz) recorre muito aos efeitos proporcionados pelos pedais.
The Slang is Dead é das música mais dançáveis do álbum, tendo um toque negro à mistura. Demo The Satan, 6ª faixa do álbum é caracterizada por ter um riff de guitarra contagiante e que fica no ouvido. A depressão e a revolta parece ter contagiado a banda em We Born, que acaba com um som que me deixa colado às colunas. First, que por acaso é a última música do álbum, será a preferida dos fãs da pista de dança, sendo díficil ficar parado a ouvi-la. O hit do álbum seria sem dúvida alguma Big Three, uma música para qualquer ouvido. A guitarra trás tranquilidade, a voz de João Guedes fica fenomenal com a distorção, o refrão dá-nos vontade de gritar "Hey! Yo! It's Alright!", por isso, é, para mim, a melhor música do álbum. Como não tem videoclip, deixo-vos com First.
11 comentários:
há tanto e tão bom talento português para mostrar que anda escondido... continuem o bom trabalho!
excelente iniciativa! boa sorte
Concordo com o anónimo xD bom trabalho colegas!! e boa sorte até ao final do ano..
Obrigado a todos pela força. Mas gostava de pedir aos anónimos, que se identificassem. Eu quero ter aqui um núcleo de pessoas que venham regularmente e que possam conversar sobre a musica portuguesa :)
obrigado por me darem a conhecer esta banda, bem porreira sim sr.
continuem o bom trabalho e ainda quero ver aqui um artigo sobre os swallowed by hole =P
Vim hoje pela primeira vez ao blog e gostei bastante!Acho que é uma forma de manter a cultura musical em dia. Bom trabalho;)
Estão num bom caminho coleguinhas com piada! :P
Está muito porreiro o blog, mesmo... Têm é que continuar! ;) Acho uma boa iniciativa, uma vez que, no meu ver, a divulgação de musicos desconhecidos nos passa um bocado ao lado.
Divulguem aí um faduncho.. =) Não há melhor orgulho português que um bom fado. hehe..
beijocas*
Inês M.
Não fazia a minima ideia que eles são portugueses. Só conheço a musica big three mas é bem gira e sem dúvida que seria um hit.
Estou a visitar o vosso blog pela 1ª vez, e gostei muito da forma como vocês divulgam musicos e bandas portuguesas pouco faladas. Penso ser muito importante pois há falta de conhecimento geral sobre estas mesmas! Continuem com o vosso excelente trabalho =)
Bjinhos,
Inês Perez
rebeca nao sei quem tu és mas n és grande coisa xD
FORÇA GRUPO 4!
Já não é a primeiro vez que venho ao vosso blog e devo dizer que tenho gostado imenso de ver a maioria dos artigos que já têm publicados.... Ainda bem que estão a apostar na divulgação da música portuguesa, está a ser uma iniciativa de grande nivel e acho que estão a realiazar um excelente trabalho.
Continuem assim
Boa sorte gr. 4!
Enviar um comentário